sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

BARSANULFO

 



https://educacaodoeu.blogspot.com/2013/05/

Sobre Barsanulfo, diz José Pacheco numa entrevista:

UOL Educação – O que teria de mudar na concepção de educação? 
Pacheco – O essencial seria que o Brasil compreendesse que não precisa ir ao estrangeiro procurar as suas soluções. Esse é outro absurdo. Quais são hoje os autores que influenciam as escolas? Vygotsky, Piaget? Não vejo um brasileiro. Mas podem dizer: “E Paulo Freire?”. Não vejo Paulo Freire em nenhuma sala de aula. Fala-se, mas não se faz. Identifiquei, nos últimos anos, autores brasileiros da maior importância que o Brasil desconhece. Esse é outro absurdo. Quem é que ouviu falar de Eurípedes Barsanulfo (1880-1918)? De Tomás Novelino (1901-2000)? De Agostinho da Silva (1906-1994)? Ninguém fala deles. Como um país como este, que tem os maiores educadores que eu já conheci, não quer saber deles nem os conhece? Há 102 anos, em 1907, o Brasil teve aquilo que eu considero o projeto educacional mais avançado do século 20. Se eu perguntar a cem educadores brasileiros, 99 não conhecem. Era em Sacramento, Minas Gerais, mas agora já não existe. O autor foi Eurípedes Barsanulfo, que morreu em 1918 com a gripe espanhola. Este foi, para mim, o projeto mais arrojado do século 20, no mundo.

UOL Educação – O que tinha de tão arrojado? 
Pacheco – Primeiro, na época, era proibida a educação de moços e moças juntos. Só durante o governo Getúlio Vargas é que se pôde juntar os dois gêneros nos colégios. Ele [Barsanulfo] fez isso. Ele tinha pesquisa na natureza, tinha astronomia no currículo oficial. Não tinha série nem turma nem aula nem prova. E os alunos desse liceu foram a elite de seu tempo. Tomás Novelino foi um deles e Roberto Crema, que hoje está aí com a educação holística global, foi aluno de Novelino.
(…)
(Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/06/30/ult105u8320.jhtm)
Quem é https://escolaeducacao.com.br/jose-pacheco/


terça-feira, 11 de janeiro de 2022

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!!!

 Capítulo 15 – FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO













Ao meu ver a caridade é um bem que eleva o nosso ser físico e espiritual. 

 Devemos praticar a caridade com o outro , mas também sem esquecer de mim. 

Caridade vai além do material, é saber doar um sorriso, um abraço afetuoso um carinho , é emprestar o ouvido a quem

Precisa ser escutado. 

É dar sem esperar nada em troca. Fazer sem julgamento.

Soraya Girão


Bom dia!

A caridade é a manifestação do amor. Como Lei, não conseguimos evoluir sem amar.  Devemos ser caridosos com todos, sobretudo com quem temos mais dificuldade : nós mesmos e aqueles que não gostamos. 


Mas a caridade , assim como amor, independe dos gostos particulares. 


Sejamos caridosos irmãos, da caridade moral e empatia que supera todos os materialismos !

Talyta Cruz


Essa frase guarda a essência do ensinamento moral do Divino Mestre Jesus. É a lição maior que devemos aprender e praticar. É o amor na sua plenitude.  É o caminho mais rápido para a gente se aproximar do Criador. Praticar a caridade é mudar o nosso planeta!

José Ricardo


terça-feira, 4 de janeiro de 2022

VIAGEM ASTRAL - FRASES

 "Melhor é orar e compreender, pois que a dor só cessa, depois de aprendida a lição que lhe justifica a presença ". PG 182

Meu filho! Não adianta recuar, quando é chegada a hora de avançar. Nada fica escondido e nada se perde, nem os próprios pensamentos, na escola divina. - Miramez

A vida é uma escola que nos recebe a todos como alunos do coração de Deus, e a harmonia é tamanha, que ela não se esquece de nos ofertar somente aquilo que suportamos, dentro do aprendizado a que fomos chamados. Todavia, ser-nos-á de grande valia, sabermos aproveitar o tempo, pelo canal que se chama esforço próprio.




ESTUDO